Quando e como podar rosas

As roseiras que não são podadas podem se transformar em grandes bagunças emaranhadas com flores pequenas e inferiores. O que se segue deve permitir que você cresça um arbusto atraente, de formato e tamanho, com flores grandes e adoráveis.

Nota: este artigo é sobre poda de arbustos, não trepadeiras, árvores, caminhantes ou pilers.

A poda na hora certa pode ser tão importante quanto a maneira como você poda. Os arbustos não devem ser podados até começarem a sair da dormência. Isso pode ser tão cedo quanto janeiro em áreas de clima quente até o final de abril em áreas muito frias. Em áreas mais frias, não podar até que todo o perigo de geada tenha passado.

Usar as ferramentas adequadas também é muito importante. Você precisa de um bom conjunto de tesouras de poda, do tipo que tem um lado para cortar e um lado para apoiar. As tesouras devem ser afiadas, caso contrário, podem rasgar suas bengalas em vez de cortá-las. Para bastões maiores mais velhos, você também precisará de uma boa serra de corte curvado de dentes finos e afiados que seja lubrificada. Também é uma boa ideia ter algum tipo de tinta de poda ou selante para selar cortes maiores. Não se esqueça de uma boa lona pesada ou luvas de couro que podem proteger suas mãos.

Não corte as hastes retas. Todos os cortes devem estar em um ângulo de 40 a 65 graus. Certifique-se sempre de que a lâmina de corte da tesoura esteja na parte inferior da cana para garantir um corte limpo. Desta forma, qualquer dano à planta será na parte superior da cana que será descartada.

O quanto você poda depende do que você está tentando realizar e de quão bem estabelecida a planta está. A poda moderada, deixando 5 ou mais colmos de até 60 centímetros de comprimento, desenvolverá um grande arbusto com flores de tamanho moderado. A poda leve, com colmos de 3 a 4 pés de comprimento, produzirá um arbusto ainda maior, mas com flores menores em hastes mais curtas e é bom para plantas mais novas ou mais fracas. Uma poda pesada, de 3 a 4 colmos de 6 a 12 polegadas de comprimento, produzirá as flores maiores e mais vistosas; no entanto, se a planta for muito nova ou fraca, você pode acabar reduzindo a vida útil da planta.

Ao podar, remova todos os rebentos à medida que crescem na raiz, que é diferente do arbusto enxertado, e podem eventualmente assumir o controle e matar o arbusto. Corte os colmos durante toda a semana, finos e deformados e, se possível, os colmos que cresçam em direção ao centro do arbusto. Se as bengalas se cruzarem, remova a mais fraca. O formato adequado torna o arbusto mais adorável e permite a circulação de ar adequada, o que torna a planta mais saudável.

Tente fazer todos os cortes até uma cana ou, se necessário, até cerca de um quarto de polegada de uma união externa forte do botão ou olho, o olho é de onde o novo crescimento se origina.

Após a poda, pinte todos os cortes maiores com um selante para auxiliar na cicatrização e na proteção contra insetos e doenças.