O que é uma cadeira Barcelona?

A cadeira Barcelona, ​​considerada um clássico moderno e uma das cadeiras mais elegantes do século XX, foi desenhada por Mies van der Rohe. Ele projetou a cadeira na Exposição Internacional de Barcelona em 1929. Mies van der Rohe inspirou-se para seu projeto em uma cadeira dobrável egípcia e um banco dobrável romano. A cadeira foi criada para replicar um trono e fez sua primeira aparição durante a cerimônia inaugural pela família real espanhola na exposição. A cadeira exala grandeza e classe e ao mesmo tempo é leve e forte. A cadeira Barcelona é considerada por consenso comum como o auge de uma abordagem harmonizada de materiais, design e mão de obra.

Em 1950, o projeto original foi aprimorado por Mies, o que resultou em um objeto totalmente soldado no qual cintas adicionais nos pontos de soldagem foram eliminadas. A estrutura de uma peça feita de aço inoxidável oferece maior resistência e mola.

Nos Estados Unidos, o design foi popularizado por George Nelson. A cadeira foi originalmente feita à mão, mas posteriormente foi produzida em massa e comercializada pela empresa Knoll Associates, que agora a fabrica nos Estados Unidos e em outros 29 países.

Dois pares conectados de barras de aço cruzadas constituem a estrutura da cadeira; as pernas dianteiras e traseiras da cadeira são curvas, as pernas traseiras cruzam as pernas dianteiras para formar uma curva dupla que sustenta o assento. As almofadas de espuma de borracha são revestidas com couro abotoado e colocadas no assento e nas costas por meio de tiras de couro de sela.

A cadeira Barcelona é vendida em várias lojas de móveis; vários deles têm catálogos online, que um comprador em potencial pode navegar. Embora existam várias versões da cadeira Barcelona disponíveis no mercado, elas geralmente são feitas de aço inoxidável cromado com a moldura de uma única peça sendo polida à mão até que um acabamento espelhado seja obtido. O estofamento consiste em painéis individuais de couro, em número de 40, que podem ser soldados ou tufados à mão. Para manter a uniformidade de aparência e textura, os painéis de couro são confeccionados a partir de uma única pele. As cores preferidas são o castanho e o preto.

Embora a cadeira Barcelona tenha uma aparência modular que sugere produção em massa, seu acabamento requer todas as virtudes associadas a uma obra-prima feita à mão. A cadeira Barcelona é uma peça de escultura e encontra ampla utilização em salas de espera e foyers. Esta peça de mobiliário de luxo pode custar mais de $ 1000.