O que são modelos de recuperação de desastres e como eles ajudam?

Compreendendo a necessidade de modelos de recuperação de desastres

Em todo o mundo, o clima tem se mostrado forte e imprevisível. De um tsunami a furacões e terremotos, quase todos os cantos do mundo foram afetados por um clima imprevisível. Por esse motivo, muitos indivíduos, famílias e comunidades estão percebendo a necessidade de modelos de recuperação de desastres.

Os modelos de recuperação de desastres são planos de ação organizados que devem ser implementados em um momento de necessidade. Um desastre natural é a situação mais comum que pode exigir um plano de recuperação de desastre; no entanto, os modelos de recuperação de desastre são usados ​​para uma ampla variedade de outros eventos e desastres. Como resultado de muitos ataques terroristas ao redor do trabalho, os modelos de recuperação de desastres tornaram-se mais prontamente disponíveis e fáceis de usar.

Os modelos de recuperação de desastres são desenvolvidos e usados ​​em todo o mundo. Eles podem oferecer preparação e ajuda para lidar com um desastre natural, no entanto, a maioria dos planos está focada no processo de recuperação e reconstrução.

A temporada de furacões de 2005 dominou a região da Costa do Golfo dos Estados Unidos. Depois de um grande número de mortos e atenção constante da mídia, ficou claro que os planos de recuperação de desastres são essenciais. Se uma comunidade implementa um plano de recuperação, todos, tanto os funcionários quanto os cidadãos, precisam entender os procedimentos. Os modelos de recuperação de desastres geralmente falham se houver falta de conhecimento sobre o que será feito. Portanto, os planos de recuperação de desastres precisam ser claros o suficiente para serem compreendidos por todos.

Os modelos de recuperação de desastres são especialmente importantes em áreas onde danos ou destruição podem ocorrer inesperadamente. Embora seus caminhos possam mudar, os furacões geralmente são fáceis de rastrear e seus cursos não são difíceis de prever. Isso permite que os residentes no caminho de um furacão tomem as medidas adequadas para proteger suas propriedades e evacuar. Tornados, enchentes e terremotos são exemplos de desastres naturais que fornecem pouco ou nenhum aviso aos residentes da área. Os modelos de recuperação de desastres são muito importantes para pessoas que vivem em áreas onde essas doenças são mais prováveis ​​de ocorrer. Sem o devido aviso, os residentes podem estar em perigo e uma grande quantidade de bens pode ser danificada.

Um modelo de recuperação de desastre pode ser planejado e desenvolvido por uma família ou um pequeno grupo. No entanto, a maioria dos modelos de recuperação de desastres são desenvolvidos para comunidades inteiras e organizações específicas. No caso de um desastre natural, não é incomum que igrejas ou grupos comunitários locais se reúnam e ofereçam assistência à comunidade. Seus planos de recuperação podem ser um pouco diferentes dos modelos tradicionais de recuperação de desastres do estado ou da comunidade. Em seus modelos de recuperação de desastres, eles geralmente listam como prioridade principal a busca, localização e resgate de residentes da área ou animais de estimação que possam estar presos ou feridos.

Muitas famílias ou organizações podem planejar e testar seus próprios modelos de recuperação de desastres; no entanto, muitas vezes, profissionais treinados podem ser chamados. Há uma boa seleção de modelos de recuperação de desastres pré-estabelecidos disponíveis para uso. Além dos modelos de recuperação de desastres pré-estabelecidos, existem muitas empresas ou indivíduos que têm experiência e são devidamente treinados para desenvolver esses planos. Os modelos de recuperação de desastres são uma ferramenta importante em um momento de necessidade. Ter um modelo de recuperação de desastre em vigor pode salvar vidas e oferecer orientação em um momento que normalmente é caracterizado por pânico e confusão.